Pegou covid? Troque sua escova de dentes!

Troque sua escovaFoi diagnosticado com Covid? Troque sua escova durante e após o tratamento. A escovação é uma das práticas mais importantes da higiene bucal. Afinal, é assim que se remove a placa bacteriana nos dentes e gengiva. De fato, os cuidados bucais previnem a formação de cárie, tártaro, mau hálito, gengivite e periodontite.

Por outro lado, são também essenciais como procedimentos preventivos contra a Covid-19. A escova de dentes é, então, um acessório fundamental, pelo risco de reinfecção da doença.

Por causa disso, durante e ao final do tratamento da Covid, troque sua escova de dentes por uma nova.

Em tempos normais, troque sua escova periodicamente

Para prevenir doenças bucais, além de garantir uma higiene bucal de qualidade, troque sua escova regularmente. O ideal é seja trocada a cada três meses, embora o tempo possa ser mais curto em alguns casos.

Devido ao uso excessivo de força durante a escovação, as cerdas sofrem danos e perdem suas funções. Entretanto, o acúmulo de placa bacteriana também é outro forte motivo pelo qual o produto deve ser trocado com frequência.

Além disso, é preciso limpar bem a escova com água corrente logo após o uso, para remover as bactérias. Pelo mesmo motivo, devemos lembrar que a escova de dentes é um item pessoal, que nunca deve ser compartilhado.

Durante a pandemia, troque sua escova caso contraia a Covid-19

A troca da escova de dentes faz parte dos cuidados para evitar o contágio do coronavírus por meio da escovação. A boca possui grande volume de bactérias e vírus, e a saliva é um dos principais meios de transmissão.

Portanto, se você testou positivo para a doença, troque sua escova imediatamente. Além disso, logo após o término do tratamento, substitua o acessório novamente, para evitar o risco de reinfecção.

Contudo, se a escova de dentes for nova e as cerdas estiverem em bom estado, você pode providenciar uma desinfecção. Use água oxigenada, ou mesmo um enxaguante bucal, para realizar esse processo. Borrife o produto na escova ou, então, deixe o item de molho por alguns minutos em uma mistura com água.

A escova não só deve ser higienizada, mas também guardada em armário ou porta-escovas. Por precaução, enxague o produto com bastante água antes de uma nova escovação.

Sempre siga essas recomendações

Seja em períodos normais, seja em tempos de pandemia, os cuidados com a higiene bucal são imprescindíveis. Mas, quanto maior o risco, mais cuidadosos devem ser, para evitar que as doenças sejam disseminadas dentro de casa.

Dessa maneira, esteja atento a essas orientações:

• Nunca compartilhe escova de dentes;
  • Lave sempre as mãos, antes de escovar os dentes;
  • Limpe a escova com água corrente após a escovação e, em seguida, escorra batendo com o cabo na pia;
  • Armazene as escovas da família separadas por protetores de cerdas;
  • Antes de pegar o tubo de pasta de dentes, lave as mãos;
  • Sempre escove os dentes sozinho, ou seja, evite compartilhar as impurezas que se soltam no ar durante a escovação;
  • Troque sua escova depois de se recuperar da Covid-19 e, assim, proteja sua família e você mesmo.

Cuide de sua saúde bucal e evite riscos de contágio

Entre em contato com seu dentista sempre que tiver alguma ocorrência dentária, para que ele instrua sobre os procedimentos adequados. Além disso, lembre-se constantemente de se hidratar, para manter a lubrificação bucal. Da mesma forma, para combater a xerostomia, beba bastante água e masque chicletes sem açúcar.

Evite ingerir muitas comidas ou bebidas ácidas, como refrigerantes e bebidas gaseificadas, pois podem irritar os tecidos bucais. Acima de tudo, converse com seu dentista sobre seus hábitos de higiene bucal e como prevenir essas irritações.

E, principalmente, mantenha uma eficiente rotina diária de higiene bucal, para impedir a formação de placa bacteriana. Isto é, escove seus dentes três vezes ao dia, pelo menos, e faça uso do fio dental diariamente. Em caso de dor ou sangramento contínuo, entre em contato com o seu dentista.

Troque sua escova ao terminar o tratamento de uma doença contagiosa

Assim como o coronavírus, outras doenças utilizam a boca como acesso ao seu organismo. Portanto, cuide-se bem e proteja a quem você ama. Não apenas continue mantendo os novos hábitos de prevenção, como também troque sua escova após uma recuperação de doenças contagiosas.

E lembre-se: a Uniodonto Minas cuida de você e de sua família, oferecendo os melhores profissionais de odontologia da região. Contrate on-line o plano odontológico que cabe no seu bolso e fique tranquilo para cuidar da sua saúde bucal!