O período de gestação é um tempo mágico de formação de um novo ser. Momento esse que contempla, ao final, o maravilhoso milagre da maternidade. A natureza é sábia e coordena o processo de forma harmoniosa. Assim, ao gerar no ventre uma criança, a mulher passa por vários processos e mudanças físicas internas e externas. Durante os nove meses que antecedem o nascimento do bebê, muitos cuidados e precauções devem ser tomados pela futura mamãe.  Além do acompanhamento médico pré-natal, é extremamente importante cuidar também da saúde bucal na gravidez.

Devido às inúmeras alterações físicas e hormonais pelas quais a mulher passa, pode ocorrer a incidência ou agravamento de problemas dentários. A carência de cálcio na dieta materna também é um fator que deve ser considerado. Na gestação  o organismo tende a suprir as necessidades do feto. Caso não haja cálcio suficiente para dividir, este será liberado a partir dos ossos e dos dentes.

Outro aspecto preocupante é a alteração das fibras da gengiva, causada pelo aumento na produção de alguns hormônios, o que facilita o acesso de bactérias que causam gengivite. Sangramentos e infecções na gengiva podem ocorrer. Infecções bucais provocam a produção de quantidades maiores de prostaglandinas pelo organismo. Estas substâncias podem causar contrações no útero e o nascimento prematuro do bebê.

Você vai gostar de ler também:

Como é uma consulta odontopediátrica

8 dicas para você cuidar da saúde bucal de bebês

4 maneiras de facilitar a ida de crianças ao dentista

Pensando no bem estar da futura mamãe, atribulada com os preparativos para a chegada do novo membro da família, preparamos com muito carinho um checklist de cuidados com a saúde bucal na gravidez. Acompanhe o roteiro abaixo e emoldure esse momento único com um sorriso bonito e saudável.

Checklist de cuidados com saúde bucal na gravidez

Caso se trate de uma gravidez planejada, o primeiro passo é uma visita prévia ao dentista, para uma avaliação e realização dos tratamentos necessários.

Se a gravidez for constatada antes da visita ao dentista e houver a necessidade de tratamento dentário durante a gestação, não há problema. O importante é alertar o profissional sobre a condição de gestante, para que sejam tomados os devidos cuidados. O tratamento dentário é basicamente igual ao tratamento normal, com exceção da anestesia e da radiografia, que pode ser utilizada com a proteção do avental de chumbo sobre a barriga. As anestesias usadas nesse caso são especiais e seguras, que não provocam o estreitamento dos vasos sanguíneos.

Mantenha uma alimentação balanceada para manter o cálcio em quantidades ideais para você e o bebê. Se necessário, utilize suplementação do mineral.

Evite o consumo excessivo de alimentos doces.

Utilize pastas dentais com sabores mais suaves para evitar enjoos. Se a aversão à pasta de dentes for insuportável, faça uso constante do fio dental e bocheche sempre depois de se alimentar.

Após a ocorrência de vômitos, comuns nesta fase, faça bochechos com água ou enxaguantes bucais. A indisposição deixa a boca ácida, podendo prejudicar o esmalte dos dentes.

E o mais importante de todos os itens: mantenha uma rotina de higienização ainda mais cuidadosa, respeitando as restrições de cada caso. Durante a gravidez, é comum comer mais e várias vezes durante o dia. Lembre-se de proceder à limpeza sempre, mantendo a boca higienizada e livre de bactérias e infecções.

O cuidado redobrado na escovação, o hábito de bochechar e o uso diário do fio dental dificultam o sangramento das gengivas e promovem uma limpeza maior. A prevenção impede as inflamações, que estimulam a liberação de substâncias que provocam micro contrações na parede uterina, com consequente risco de nascimento de bebês de baixo peso ou indução de parto prematuro.

Siga nossos conselhos sobre saúde bucal na gravidez, curta muito esse momento, tenha uma gravidez saudável e um parto feliz!

Para mais informações sobre este assunto ou conteúdos relacionados, conheça nosso site e acesse nosso blog.