A ciência do sorriso já descobriu a dinâmica do sorriso, os benefícios, o sorriso ideal, as técnicas de sedução, o sorriso dos animais e a diferença entre um sorriso verdadeiro e um sorriso amarelo.Um estudo feito pela Universidade Wayne, em Michigan, Estados Unidos, com um grupo de esportistas da Liga de Baseball americana de 1952, chegou à seguinte conclusão: quanto mais largo o sorriso genuíno de uma pessoa, maior a sua expectativa de vida.
Quem já não percebeu uma súbita melhora de humor na presença de pessoas positivas e sorridentes? O sorriso inspira confiança, descontrai e aproxima as pessoas. Isto todo mundo sabe. Mas o melhor é que, ao perceber a importância do sorriso em diversas áreas, cientistas resolveram estudar o assunto.
Existe motivação maior para sorrir?
A ciência do sorriso nos mostra que o sorriso traz imensos benefícios à nossa saúde mental, espiritual e física, interferindo de maneira positiva no funcionamento dos sistemas respiratório, cardiovascular e imunológico.
Ao sorrir, uma série de eventos favoráveis ocorre em nosso corpo, ativados pela produção de endorfina. A endorfina é um neurotransmissor responsável pelos nossos estados de humor e a sua liberação na corrente sanguínea estimula o relaxamento e a liberação de tensões.
De acordo com os estudos da ciência do sorriso, alguns benefícios do sorriso são comprovados.
Benefícios físicos
- Aumento da expectativa de vida – ao provocar o relaxamento, o sorriso agiliza o sistema imunológico, aumentando a proteção e a resposta a doenças.
- Rejuvenescimento – O movimento de sorrir exercita a musculatura do rosto, melhorando a elasticidade da pele e combatendo a flacidez.
- Redução da pressão arterial – bons sorrisos aumentam o fluxo de sangue, diminuindo a pressão nas artérias.
- Aumento do nível de HDL – sorrir, rir e gargalhar elevam o nível do HDL, que é conhecido como colesterol bom, no sangue.
- Exercício para o cérebro e remédio para a dor – o sorriso estimula o cérebro, que passa a liberar endorfina e serotonina, que provocam sensação de prazer e felicidade e reduzem a dor.
Provavelmente, a maior importância do sorriso é a sua ação sobre os agentes anti-inflamatórios e imunológicos, prevenindo as doenças mais críticas, como infarto, derrame e câncer.
Benefícios sociais e interpessoais
- Aumento da produtividade – uma pessoa bem humorada, de sorriso fácil, descontrai o ambiente organizacional e tem menos faltas por motivos de saúde.
- Melhoria nas relações sociais – este é um benefício óbvio. Todos sabemos que sorrisos estreitam relações sociais. Um sorriso espontâneo gera empatia e ativa bons sentimentos e otimismo.
A importância do sorriso segundo a Ciência do Sorriso
Sorrir eleva o astral e a autoestima, aumenta a confiança e diminui o sofrimento. Um sorriso, além de provocar uma sensação de bem estar em quem sorri, contagia outras pessoas, passando uma imagem de leveza e paz.
Em resumo, sorrir é a maneira mais gostosa de cuidar da saúde e conquistar qualidade de vida, configurando-se num poderoso remédio para o corpo, a mente e o espírito.
Além disto, muito mais do que ser bom para a saúde e desestressante, é um gesto bonito. Sorrir faz bem a quem sorri e a quem recebe o sorriso. É contagiante e agradável. E pode ser considerado um cartão de visitas. Para tanto, devemos procurar encontrar o nosso sorriso perfeito.
E o que seria um sorriso perfeito?
De maneira simples, o sorriso perfeito é aquele que vem do coração. Sorrir genuinamente, de forma generosa e sincera, demonstra uma atitude positiva e calorosa, que embeleza o sorriso e a vida.
Porém, um boa estética colabora muito com a harmonia do rosto ao sorrir. Os cuidados com os dentes e com a higiene bucal, incluindo o fio dental, são indispensáveis. Dentes claros e limpos e lábios bem tratados melhoram ainda mais.
Alguns truques simples podem ajudar na conquista de um sorriso perfeito:
- Esfoliar os lábios suavemente com a escova de dentes e mantê-los hidratados;
- Cuidar do contorno da boca com um pouco de polpa de aloe vera ao dormir;
- Evitar bebidas escuras ou lavar a boca imediatamente após consumi-las;
- Evitar usar os dentes para abrir garrafas ou embalagens.
E então? Gostou do texto? Então abra um sorriso e veja mais conteúdos interessantes:
http://uniodontouberlandia.com.br/4-maneiras-de-facilitar-a-ida-de-criancas-ao-dentista/
http://uniodontouberlandia.com.br/sofrendo-de-boca-seca-experimente-estas-3-dicas/
http://uniodontouberlandia.com.br/7-mitos-sobre-tratamento-odontologico-na-terceira-idade/
http://uniodontouberlandia.com.br/conheca-as-principais-especialidades-em-odontologia/
Comentários