Quer saber qual é o melhor creme dental para você? Pergunte ao seu dentista. Esta é a principal dica matadora. O profissional que conhece seus dentes e sua saúde bucal, além de saber avaliar a qualidade dos produtos do mercado, é o mais preparado para indicar o tipo de creme dental que sua boca precisa e merece. Vários fatores vão interferir nessa avaliação. Necessariamente o produto deve ser seguro, ou seja, deve ter a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os componentes da fórmula podem e devem ser verificados no rótulo pois são de extrema importância. Além destas orientações, listamos algumas dicas de como escolher o melhor creme dental.

Concentração de Flúor

Um bom creme dental deve ter pelo menos 1.000 ppm (partes por milhão) de flúor em sua composição. Este nutriente quase não é encontrado na alimentação e é fundamental para a remineralização do esmalte. O flúor fortalece os dentes e remove as placas, prevenindo as cáries. Porém, é bom salientar que este mineral é tóxico quando ingerido em excesso.

Esta é a razão para que tenhamos cuidado com a higiene bucal das crianças. A partir de 2 anos de idade a quantidade recomendada de flúor no creme dental é a mesma para adultos. A diferença está na quantidade de pasta a ser colocada na escova, que nessa idade não deve passar o tamanho de um grão de arroz cru. Sendo assim, é sempre preciso acompanhamento para supervisionar a porção utilizada e evitar que a criança engula o creme dental indiscriminadamente.

Composição da fórmula

Podem haver substâncias presentes no creme dental que provocam alergia. Verificar o rótulo para conhecer os ingredientes é uma boa medida pode evitar desconfortos e aborrecimentos. Apesar de não muito comum, a alergia à pasta de dentes pode provocar aftas, acidez estomacal, refluxo e periodontite.

Leia também:

Manchas brancas em seus dentes? O que são e como corrigir

O que é preciso para quebrar um dente?

Ciência do Sorriso: por que sorrir é um santo remédio?

Como fazer a remoção de tártaro?

Como escolher o melhor creme dental para casos especiais

A função primordial da pasta dental é higienizar e proteger. Bocas saudáveis requerem apenas de um creme dental com a quantidade correta de flúor. Porém, quando há a necessidade de se expandir esta função abrangendo objetivos específicos, a escolha deve ser feita com cautela e acompanhamento de um bom profissional.

Dentes sensíveis

A sensibilidade indica que o esmalte dentário está desgastado ou que a raiz dos dentes está desprotegida. Cremes dentais específicos para este problema agem obstruindo os poros existentes na dentina, reduzindo a reação às temperaturas altas ou baixas. O uso dessas pastas deve estar condicionada à consulta a um dentista para avaliar a necessidade de outros tratamentos.

Branqueamento

Cremes dentais atuam somente sobre o esmalte dentário e não clareiam o tom dos dentes. Eles normalmente têm o bicarbonato de sódio como principal componente e apenas facilitam a remoção de manchas causadas por certos alimentos, café e cigarro. Por serem abrasivos, podem sensibilizar os dentes com o uso excessivo. Se, ao ser esmagado entre os dedos, o creme dental provocar a sensação de grãos de areia, ele deve ser evitado devido ao alto grau de substâncias abrasivas.

Doenças periodontais

Doenças como a gengivite geralmente causam inflamação e sangramento das gengivas. Para esses casos existem cremes dentais que, além do flúor, possuem substâncias antissépticas para ajudar a eliminar as bactérias. Estes produtos agem como medicamentos e, sendo assim, devem ser receitados por um profissional e utilizados por um tempo limitado, não superior a duas semanas.

Controle do tártaro

Os cremes dentais para controle do tártaro prometem a diminuição da placa bacteriana e a inibição de novas formações após a escovação. Possuem agentes levemente abrasivos e tensoativos e também devem ser utilizados com o conhecimento ou pela indicação de um dentista.

Cuidar da higiene da boca e dos dentes é a principal ação preventiva contra as cáries e doenças bucais. Uma boa escova, técnicas adequadas de escovação e o uso do fio dental são itens indispensáveis. Mas saber como escolher o melhor creme dental é essencial para respaldar a limpeza, fortalecendo os dentes e impedindo a proliferação de bactérias.

Encontre estas e muitas outras dicas e informações no Blog da Uniodonto Uberlândia.