O que é herpes labial e como lidar com ele

Nesse artigo vamos descrever o que é herpes labial, quais os sintomas, as causas, como prevenir e como tratar. Em primeiro lugar, vamos esclarecer sobre o que é herpes. Herpes é uma infecção contagiosa, causada pelo vírus HSV. Porém, existem dois tipos desse vírus. O mais comum se associa às lesões orais e labiais. O segundo tipo, em contrapartida, é responsável pela maioria das lesões genitais.

O que é herpes labial?

O herpes labial é um dos tipos de doença causada pelo HSV. O vírus é, normalmente, contraído na infância ou na adolescência, quando os hábitos de higiene são menos rígidos.

O herpes labial pode se manifestar não só nos lábios, como também na boca ou na gengiva. É uma doença incômoda, pois provoca pequenas bolhas dolorosas. Além disso, o herpes não tem cura e atinge um grande contingente de pessoas no mundo todo.

Alguns sintomas podem acompanhar a infecção, como, por exemplo, mal estar, febre e inchaço de glândulas. Entretanto, muitas vezes eles não são reconhecidos.

Os sintomas mais visíveis são as erupções nos lábios ou nos tecidos do interior da boca. Essas bolhas possuem um líquido que, ao formar crostas, é liberado.

O ciclo do herpes labial é de 10 a 14 dias. Contudo, é uma doença recorrente. Ou seja, o vírus não desaparece, permanecendo na região oral.

Saber o que é herpes labial facilita o controle

Como o vírus não desaparece, os surtos recorrentes podem acontecer. De uma maneira geral, o sistema imunológico é responsável por esse controle. Porém, devido à exposição ao sol ou em momentos de estresse ou debilidade por outras doenças, o vírus pode ser reativado.

Os sinais de um surto começam por uma sensação de queimação e prurido. Em seguida, surgem as vesículas e a ulceração. Portanto, para saber o que é herpes labial, é preciso atentar para os sintomas:

• Formação de pequenas bolhas;
  • Coceira;
  • Ardência;
  • Crostas e feridas depois que as bolhas estouram.

Então, quando esses sinais se apresentam, é quase certa a presença do herpes labial. Nesse caso, a solução é tratar e cuidar da prevenção para evitar futuras crises.

Como surge o herpes labial?

A primeira ocorrência do herpes labial está relacionada ao contágio. A contaminação acontece pelo contato das lesões com a pele ou a saliva de outra pessoa. Crianças também podem ser contaminadas no contato com adultos. Logo, as causas do herpes labial são:

• Ter contato com objetos contaminados;
  • Beijar uma pessoa infectada;
  • Compartilhar toalha de banho ou de rosto com uma pessoa infectada.

A partir daí, o indivíduo passa a conviver com o vírus, estando exposto a recorrências. Assim, quando a imunidade baixa, ele pode atacar. Por isso, situações de estresse, noites mal dormidas e muita exposição ao sol podem ativar a infecção.

Por outro lado, alimentos industrializados também podem provocar uma crise de herpes labial. De fato, uma alimentação equilibrada mantém o corpo saudável e eleva o patamar da imunidade.

Reconhecer o que é herpes labial ajuda a evitar crises

Como o vírus do herpes labial é contagioso e vive em estado latente, é preciso aprender a evitar as crises. Dessa maneira, alguns cuidados importantes são:

• Evitar traumas na região da boca;
  • Não se expor excessivamente ao sol;
  • Procurar formas de lidar com o estresse;
  • Descansar devidamente e dormir de forma regular;
  • Evitar exposição ao frio e ao vento forte;
  • Usar filtro solar;
  • Estabelecer uma dieta saudável;
  • Manter uma boa higiene;
  • Visitar o dentista com frequência para avaliar a saúde bucal;
  • Procurar tratamento para alívio da crise.