O que é herpes labial e como lidar com ele
Nesse artigo vamos descrever o que é herpes labial, quais os sintomas, as causas, como prevenir e como tratar. Em primeiro lugar, vamos esclarecer sobre o que é herpes. Herpes é uma infecção contagiosa, causada pelo vírus HSV. Porém, existem dois tipos desse vírus. O mais comum se associa às lesões orais e labiais. O segundo tipo, em contrapartida, é responsável pela maioria das lesões genitais.
O que é herpes labial?
O herpes labial é um dos tipos de doença causada pelo HSV. O vírus é, normalmente, contraído na infância ou na adolescência, quando os hábitos de higiene são menos rígidos.
O herpes labial pode se manifestar não só nos lábios, como também na boca ou na gengiva. É uma doença incômoda, pois provoca pequenas bolhas dolorosas. Além disso, o herpes não tem cura e atinge um grande contingente de pessoas no mundo todo.
Alguns sintomas podem acompanhar a infecção, como, por exemplo, mal estar, febre e inchaço de glândulas. Entretanto, muitas vezes eles não são reconhecidos.
Os sintomas mais visíveis são as erupções nos lábios ou nos tecidos do interior da boca. Essas bolhas possuem um líquido que, ao formar crostas, é liberado.
O ciclo do herpes labial é de 10 a 14 dias. Contudo, é uma doença recorrente. Ou seja, o vírus não desaparece, permanecendo na região oral.
Saber o que é herpes labial facilita o controle
Como o vírus não desaparece, os surtos recorrentes podem acontecer. De uma maneira geral, o sistema imunológico é responsável por esse controle. Porém, devido à exposição ao sol ou em momentos de estresse ou debilidade por outras doenças, o vírus pode ser reativado.
Os sinais de um surto começam por uma sensação de queimação e prurido. Em seguida, surgem as vesículas e a ulceração. Portanto, para saber o que é herpes labial, é preciso atentar para os sintomas:
- Formação de pequenas bolhas;
- Coceira;
- Ardência;
- Crostas e feridas depois que as bolhas estouram.
Então, quando esses sinais se apresentam, é quase certa a presença do herpes labial. Nesse caso, a solução é tratar e cuidar da prevenção para evitar futuras crises.
Como surge o herpes labial?
A primeira ocorrência do herpes labial está relacionada ao contágio. A contaminação acontece pelo contato das lesões com a pele ou a saliva de outra pessoa. Crianças também podem ser contaminadas no contato com adultos. Logo, as causas do herpes labial são:
- Ter contato com objetos contaminados;
- Beijar uma pessoa infectada;
- Compartilhar escova de dentes;
- Compartilhar toalha de banho ou de rosto com uma pessoa infectada.
A partir daí, o indivíduo passa a conviver com o vírus, estando exposto a recorrências. Assim, quando a imunidade baixa, ele pode atacar. Por isso, situações de estresse, noites mal dormidas e muita exposição ao sol podem ativar a infecção.
Por outro lado, alimentos industrializados também podem provocar uma crise de herpes labial. De fato, uma alimentação equilibrada mantém o corpo saudável e eleva o patamar da imunidade.
Reconhecer o que é herpes labial ajuda a evitar crises
Como o vírus do herpes labial é contagioso e vive em estado latente, é preciso aprender a evitar as crises. Dessa maneira, alguns cuidados importantes são:
- Evitar traumas na região da boca;
- Não se expor excessivamente ao sol;
- Procurar formas de lidar com o estresse;
- Descansar devidamente e dormir de forma regular;
- Evitar exposição ao frio e ao vento forte;
- Usar filtro solar;
- Estabelecer uma dieta saudável;
- Manter uma boa higiene;
- Visitar o dentista com frequência para avaliar a saúde bucal;
- Procurar tratamento para alívio da crise.
Veja também:
Disfunção da ATM: o que é e como tratar?
Bruxismo: entenda a doença e conheça tratamentos
Qual a relação entre saúde mental e saúde bucal?
Com o propósito de suavizar o surto, recomenda-se, logo no início, aplicação de gelo e hidratação dos lábios.
Tratamentos para o herpes labial
Para começar, a melhor forma de controle das crises é a prevenção. Logo, nos casos de surtos fracos e espaçados, o dentista pode prescrever um anestésico tópico para aliviar o desconforto.
Agentes antivirais também são indicados com o objetivo de reduzir a duração dos surtos. O uso desses antivirais pode ser tanto na forma de cremes como em comprimidos. No entanto, somente o dentista pode determinar qual é o melhor medicamento.
Os tratamentos para herpes labial têm a finalidade de diminuir os sintomas. Portanto, as medicações tópicas ou sistêmicas e a laserterapia de baixa intensidade controlam a agressividade e a duração da crise.
Aceitar o que é herpes labial barra a proliferação da doença
O herpes não tem cura, embora possa ser controlado com ações de prevenção e tratamento. Além disso, é uma doença incômoda, com sintomas visíveis dolorosos.
Por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar que outras pessoas sejam contaminadas. Por exemplo, durante o surto é recomendável:
- Manter uma distância segura de outras pessoas;
- Evitar beijar na boca;
- Dobrar os cuidados com a higiene;
- Lavar as mãos após cuidar do local atingido;
- Ficar atento para não compartilhar objetos pessoais.
Uma grande parte das pessoas já passou por um episódio de erupções na boca. Saber reconhecer o que é herpes labial é importante para nos cuidarmos e protegermos a quem amamos.
Cuide do seu sorriso com a Uniodonto Uberlândia. Nosso blog traz sempre informações relevantes para a saúde bucal. Mas, acima de tudo, temos os melhores planos odontológicos para você e sua família.
Comentários