Os segredos para cuidar dos dentes de leite
Algumas pessoas acreditam que a primeira dentição, por não ser definitiva, não requer cuidados especiais. Pelo contrário, ela é de importância fundamental para que a dentição definitiva seja saudável. Durante o período entre seis meses de vida e seis anos de idade, em média, a criança convive com os decíduos, ou dentes de leite. A higiene correta e a atenção ao seu desenvolvimento são indispensáveis não só para sua própria manutenção como também para a daqueles que virão em seu lugar. Sendo assim, neste post apresentamos alguns segredos para cuidar dos dentes de leite. Nele estão incluídos cuidados e hábitos que devem ser desenvolvidos e estimulados nas crianças, para garantir dentes e gengivas saudáveis por toda a vida.
Os dentes de leite possuem a mesma estrutura dos dentes permanentes. Portanto, estão sujeitos aos mesmos agentes nocivos que formam as cáries e podem provocar problemas maiores. A partir dos seis anos eles começam a cair e, assim, dar lugar aos dentes permanentes. Se, desde pequenos, são inseridas rotinas positivas nos hábitos das crianças, é provável que a nova dentição venha e se mantenha forte e sadia.
Você vai gostar de ler também:
3 dicas para criar bons hábitos de saúde bucal para crianças
Estomatite: tratamento em casos infantis
Como é uma consulta odontopediátrica
Alguns segredos para cuidar dos dentes de leite
1 – Alimentação
Papinhas e alimentos mais sólidos começam a ser introduzidos a partir do encerramento da fase de aleitamento materno. Antes de mais nada, uma alimentação mais consistente tem a função de estimular a mastigação e o desenvolvimento da estrutura da face e da arcada dentária.
Porém, o mundo moderno está recheado de tentações saborosas e armadilhas industrializadas. Por conseqüência, cabe aos pais estimular uma alimentação natural, saudável e rica em fibras a partir da primeira infância. Afinal, esta ação será positiva tanto para cuidar dos dentes de leite quanto da saúde em geral.
Com certeza o maior inimigo dos dentes é o açúcar. Visto que o excesso dele na alimentação, combinado com uma deficiência nos cuidados, pode trazer conseqüências dolorosas e desnecessárias. A cárie de mamadeira, por exemplo, causa dor e dificulta a alimentação em um período crítico para a formação do ser humano.
Portanto, evitar o consumo excessivo do açúcar em doces e achocolatados é o melhor caminho para prevenir cáries e cuidar dos dentes de leite dos pequenos.
2 – Exemplo
As crianças não seguem conselhos, elas imitam ações. Sendo assim, pais e adultos devem se tornar os modelos a serem seguidos no que diz respeito à higiene bucal. Podem permitir que os filhos presenciem suas próprias rotinas, com o propósito de deixar clara a importância dos cuidados para a saúde.
Ao mesmo tempo, podem aproveitar estes momentos para explicar os procedimentos mais corretos e ressaltar seus benefícios. O importante é que a criança perceba nos pais uma preocupação pela saúde bucal e, dessa forma, procure se espelhar neles.
3 – Higiene bucal
Salvo raras exceções, crianças que adoram escovar os dentes não existem. Ou seja, cabe aos pais insistir na rotina de escovação, especialmente após as refeições e antes de deitar. Nesse sentido, pode ser útil associar a esses momentos coisas agradáveis, como histórias, músicas e brincadeiras.
Uma postura firme e tranquila, aliada a reforços lúdicos, decerto pode transformar os momentos de cuidar dos dentes de leite em ocasiões de interação e divertimento. Além disso, existem no mercado produtos específicos para crianças que colaboram para tornar o momento de higiene mais prazeroso.
Por outro lado, é bom introduzir também nesta fase o hábito de usar o fio dental e observar para que a pasta dental não seja engolida. Além de não forçar a queda dos dentes. Afinal, esse processo deve ocorrer naturalmente, mesmo com a pressão da “fada dos dentes”.
4 – Atenção e cuidados
Um outro segredo para cuidar dos dentes de leite está contido na atenção dos pais às alterações na boca dos pequenos. Assim como o aparecimento de manchas, os sangramentos e dores devem ser investigados. Com efeito, podem apontar para cáries ou doenças gengivais.
Os pais devem também observar e monitorar os hábitos da criança, como a forma da respiração e da mastigação, bem como o uso contínuo de chupetas. Esta observação constante pode facilitar a prevenção de alguns problemas que podem vir a ocorrer nos dentes e na arcada dentária.
5 – Escolha e acompanhamento de um bom profissional
Por fim, encontrar um bom profissional especialista em odontopediatria é muito importante para cuidar dos dentes de leite e resguardar a criança de pequenos traumas. As primeiras visitas ao consultório devem começar bem cedo e, sem dúvida, são fundamentais para criar um ambiente de camaradagem com o dentista. Além, é claro, de acompanhar se o processo está ocorrendo de forma tranqüila e dentro do esperado.
Cuidar dos dentes de leite é uma extensão dos cuidados com a saúde das crianças. Leia mais sobre este e outros assuntos no Blog Uniodonto Uberlândia.
Comentários