Diabetes e doença periodontal agravam os quadros de Covid-19

Diabetes e doença periodontal são fatores agravantes nos quadros graves de Covid-19. As evidências em relação à diabetes, com efeito, já são conhecidas.

Mas uma publicação do Journal of Clinical Periodontology alertou para a associação entre periodontite e gravidade da infecção por Covid-19. O estudo de caso-controle foi publicado em fevereiro de 2021 e concluiu que a periodontite está associada a maiores riscos de:

• Admissão em UTI;
  • Necessidade de ventilação assistida;
  • Aumento dos níveis sanguíneos de biomarcadores, que estão associados a piores desfechos da doença.

Isso significa que as inflamações na cavidade oral podem abrir portas para uma agravação nos casos de Covid-19. Por isso, os cuidados orais são importantes para reduzir o risco de resultados graves da doença

O que é a doença periodontal

A periodontite afeta até metade dos adultos em todo o mundo, mas pode ser prevenida e tratada. A doença causa inflamação das gengivas, de tal sorte que, se não tratada, pode se espalhar por todo o corpo.

A principal causa das doenças bucais é a higienização ineficiente ou incorreta, que contribui para a formação da placa bacteriana. Essa placa pode, assim, afetar os sistemas respiratórios e periodontais, ao atingir a circulação sistêmica.

A periodontite é uma evolução da gengivite, que, por sua vez, é uma inflamação das gengivas, causando inchaço e sangramento. Além dos riscos de amolecimento e perda dos dentes atingidos, o novo estudo reforça a relação entre doenças gengivais e a saúde integral.

Dessa maneira, comprova a necessidade de cuidados dentários contínuos e a importância da prevenção. Ainda mais para pessoas suscetíveis a doenças gengivais, como é o caso de idosos e portadores de diabetes.

Relação entre Diabetes e doença periodontal

A periodontite é um risco para outras condições de saúde, como doenças cardiovasculares e diabetes. Essas patologias também estão relacionadas a taxas mais elevadas de mortalidade da COVID-19.

Pessoas com periodontite têm maior secreção do fluido gengival que compõe a saliva. Por outro lado, a falta de higienização bucal favorece a proliferação de bactérias na boca.

Isso significa que há uma possibilidade maior dessas bactérias migrarem para outros locais, causando ou agravando doenças. Certamente, os maiores riscos são as doenças cardiovasculares e o diabetes.

Covid-19 se agrava com Diabetes e doença periodontal

Comorbidades como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica podem contribuir para um pior prognóstico de Covid-19. Ao mesmo tempo, essas doenças estão altamente associadas à doença periodontal.

Além do mais, nas pessoas com periodontite, as bactérias orais podem ser inaladas e infectar os pulmões. Isso é ainda mais grave, sobretudo, nos casos do uso de ventilador para tratamento da Covid-19.

Portanto, pacientes com Diabetes e doença periodontal, já infectados pela Covid-19, podem sofrer com uma maior gravidade do quadro. Especialmente aqueles com longa história de diabetes, mau controle metabólico, presença de complicações, doenças concomitantes e idosos.

Prevenção é essencial para portadores de Diabetes e doença periodontal

O controle glicêmico é a chave para prevenir complicações, não apenas desta nova virose, como também do próprio diabetes. Do mesmo modo, o nível de controle glicêmico está relacionado à presença e severidade da doença periodontal.

Pacientes diabéticos mal controlados têm um maior risco de desenvolver periodontite, quando comparados a diabéticos bem controlados e não-diabéticos. Assim, a relação entre Diabetes e doença periodontal é uma via de mão dupla.

Esses dois controles são, dessa maneira, extremamente importantes para evitar o agravamento em casos de Covid-19.

A importância do dentista na prevenção da Covid-19

A prevenção de doenças bucais graves, como a periodontite, depende de cuidados de higiene e de acompanhamento odontológico. O dentista é, de fato, o profissional da saúde capaz de diagnosticar e tratar as ocorrências gengivais.

Como essas doenças possuem um componente inflamatório importante, são fatores de risco agravado para COVID-19. Assim também as comorbidades, como diabetes e doenças cardíacas, já comprovadas pelas evidências.

A boa notícia é que as inflamações orais podem ser evitadas removendo as bactérias e placas existentes, com frequência. Por isso, a educação preventiva sobre higiene bucal é essencial, principalmente nos casos de idosos e portadores de diabetes.

Acompanhe nossas publicações no blog, para se manter informado sobre os cuidados com a saúde bucal e seus reflexos. Contrate online um de nossos planos odontológicos e proteja-se!