Skip to main content

As mamadeiras e chupetas, que, muitas vezes, acompanham o bebê desde o nascimento, são utensílios muito comuns utilizados pelas famílias. Entretanto, sua uso é uma prática que provoca inúmeros efeitos nocivos ao crescimento e desenvolvimento das crianças. Embora a utilização de mamadeiras e chupetas possa ser reconfortante, em várias situações, para pais e bebês, é importante conhecer o seu risco. Com o intuito de evitar problemas bucais estruturais e problemas dentários, a recomendação dos dentistas é limitar a sua utilização.

Efeitos negativos das mamadeiras e chupetas na Saúde Bucal

O uso prolongado de mamadeiras e chupetas pode ter efeitos negativos na saúde bucal da criança. O hábito pode levar à má formação óssea e problemas dentários. Alguns dos possíveis problemas gerados aos bebês, em função do seu uso, são:

  • Prejuízo no desenvolvimento da face e cavidade oral da criança;
  • Respiração pela boca e alterações da fala;
  • Disfunções da língua;
  • Alterações no posicionamento dos dentes;
  • “Cárie de mamadeira”, devido ao acréscimo de açúcar ou mel ao leite ou diretamente na chupeta;

Além disso, outros hábitos podem se associar à utilização da mamadeira. Dentre eles, está o uso da chupeta, ou, ainda, a mania de chupar o dedo ou roer as unhas. De fato, são costumes que também afetam o posicionamento dos dentes e trazem consequências danosas à fala e à respiração.

Dicas para limitar o uso de mamadeiras e chupetas

Se as mamadeiras e chupetas forem absolutamente necessárias, esteja atento, então, a alguns cuidados. Acima de tudo, escolha modelos adequados, evite o açúcar e higienize a boca do pequeno adequadamente, após o uso. Ao mesmo tempo, introduza outros alimentos na dieta da criança, para que ela se acostume a diferentes métodos de alimentação. Por exemplo, quando a criança estiver pronta, ofereça alimentos sólidos e reduza o uso de mamadeiras e chupetas.

Observe algumas dicas para minimizar os impactos desses itens:

  • Evite deixar a criança usar a mamadeira ou chupeta por muito tempo. É importante, inclusive, que ela aprenda a dormir sem esses itens. Portanto, eles devem ser retirados, assim que a criança adormecer.
  • Certifique-se de limpar a boca da criança após as refeições. Lembre-se que a escovação deve ser feita pelo responsável, pelo menos no período noturno.
  • Nunca coloque açúcar, mel ou qualquer outro tipo de adoçante na alimentação, pois o açúcar pode causar cáries dentárias.

Cuidados com a Saúde Bucal infantil

De modo geral, a dentição humana começa por volta dos seis meses de vida. Entretanto, enquanto alguns bebês já nascem com dentes, outros só vão ter o primeiro dentinho com um ano de idade. Em todos os casos, a escovação é uma parte importante da rotina de cuidados com a saúde bucal de bebês. Mais ainda, para crianças acima dos dois anos.

Como pode ser uma tarefa difícil para os pais, listamos algumas dicas para orientá-los e tornar a escovação eficaz:

  • Comece desde cedo a fazer a limpeza da cavidade bucal do bebê.
  • Use uma escova de dente adequada para a idade da criança, com cerdas macias e cabeça pequena, para alcançar todas as áreas da boca.
  • Escove todas as superfícies dentárias. Pelo menos nas crianças até dez anos, o responsável deve fazer a escovação da noite.
  • A quantidade recomendada de pasta dental para menores de três anos é do tamanho de um grão de arroz. Em seguida, a partir dos três anos, pode ser aumentada para o tamanho de um grão de ervilha.

Fique atento ao uso de mamadeiras e chupetas

Apesar de, em geral, mamadeiras e chupetas serem bem aceitas pelas crianças, oferecem diversos riscos. Com efeito, podem provocar alterações orofaciais e causar problemas na dentição, na respiração e na fala. Aliás, o bebê pode até abandonar a amamentação materna, em função das diferenças nas formas de sucção. Portanto, proteja seus pequenos e, se puder, evite ou limite o seu uso.

A Uniodonto Minas está ao seu lado, proporcionando qualidade e segurança no cuidado com a saúde bucal de seus filhos. Acesse o site e contrate online o melhor plano odontológico para sua família.

Leave a Reply