Você sabia que existem especialistas em Odontologia do Trabalho?

 

Dentre as diversas especialidades da Odontologia, encontramos profissionais para todos os tipos de problemas bucais dos pacientes. Mas você sabia que existe uma categoria especializada em Odontologia do Trabalho?

O objetivo dessa especialidade também é promover a saúde e prevenir doenças bucais, porém atuando no ambiente de trabalho.

De fato, a Odontologia do Trabalho foi reconhecida como especialidade a partir de uma resolução do Conselho Federal de Odontologia.  Logo, desde 2001, tem como objetivo a busca permanente da compatibilidade laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador.

O que é a Odontologia do Trabalho

A Odontologia do Trabalho, além de cuidar da saúde bucal do trabalhador, ainda atua na prevenção contra doenças ocupacionais. Ou seja, aquelas diretamente relacionadas à atividade de trabalho.

Dessa maneira, o foco da especialidade é prevenir danos à saúde bucal e minimizar prejuízos diretos e indiretos. Com o intuito de cuidar da saúde dos trabalhadores, busca identificar potenciais riscos, educar e promover a prevenção.

Assim, a Odontologia do Trabalho tem como finalidade:

  • Propiciar proteção ao trabalhador contra quaisquer riscos à sua saúde decorrentes da atividade laborativa que exerce. Leva, ainda, em consideração as condições nas quais ela é realizada, incentivando o uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual);
  • Estimular o equilíbrio físico e mental do trabalhador;
  • Contribuir para o estabelecimento e a manutenção do mais alto grau possível de bem estar físico e mental dos trabalhadores.

 

Veja também:

Quais são os tipos de cárie que existem?

Cárie oculta: ela não aparece mas está lá

Novidades na Odontologia em 2021

 

Funções do profissional de Odontologia do Trabalho

Doenças ocupacionais podem ser originadas por problemas bucais. Essas doenças podem interferir no exercício da função do trabalhador, pois causam irritação, distúrbios do sono e desatenção.

O profissional dessa área se ocupa com todos os problemas bucais que possam surgir com um tipo específico de trabalho. Isso significa que tanto agentes mecânicos, quanto físicos, biológicos ou químicos podem ser a causa.

É função do profissional desse campo de atuação, portanto, identificar sinais precoces dessas anormalidades e encaminhar o trabalhador para tratamento. Acima de tudo, seu papel é de conscientizar os trabalhadores sobre a importância da saúde bucal.

Competências do Especialista 

O exercício da especialidade não significa que o profissional deva dominar todas as áreas de competência. Apesar de existirem várias habilidades associadas à atuação, ele pode ter aptidão, de forma preponderante, em apenas uma delas. 

Essas competências incluem:

  • Identificação, avaliação e vigilância dos fatores ambientais que possam constituir risco à saúde bucal no local de trabalho;
  • Assessoramento técnico e atenção em matéria de saúde, de segurança, de ergonomia, de higiene no trabalho e de EPIs;
  • Planejamento e implantação de campanhas e programas de duração permanente para educação dos trabalhadores. Esses programas se relacionam a acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e educação em saúde;
  • Organizar estatística de morbidade e mortalidade com causa bucal e investigar suas possíveis relações com as atividades laborais;
  • Realização de exames odontológicos para fins trabalhistas;
  • Análise socioepidemiológica dos problemas de saúde bucal do trabalhador.

Benefícios para as empresas

A Odontologia do Trabalho busca a promoção de saúde bucal, da qualidade de vida no trabalho e sustentabilidade. Com efeito, os benefícios alcançados superam a própria saúde individual, atingindo o poder público, a previdência e a própria empresa.

Nesse sentido, organizações saudáveis sabem que o investimento na saúde bucal dos seus funcionários significa retorno financeiro. De tal sorte que se reverte em diminuição de faltas e acidentes de trabalho, aumento da produtividade, lucratividade e fidelização.

Além disso, a empresa melhora o ambiente de trabalho e pode obter a certificação em saúde e segurança do trabalho.

Importância social da Odontologia do Trabalho

A Revista da Associação Brasileira de Odontologia ressalta o fato de que a saúde do trabalhador está na Constituição Federal.  Portanto, a regulamentação desse campo evidencia sua importância para todo o bem-estar social.

A Odontologia do Trabalho se ocupa de um dos pilares de uma sociedade saudável. Sua finalidade é elevar a saúde bucal do trabalhador ao status de condição para o desenvolvimento social. E, ainda mais, exige do cirurgião-dentista um entendimento ainda mais amplo do exercício odontológico e de suas implicações.

Grande parte das pessoas passa um tempo considerável no ambiente de trabalho. Por isso, esse deve ser um lugar onde as normas de saúde e segurança devem ser prioridades.

A Odontologia do Trabalho faz parte desse contexto. Afinal, seu objetivo é a busca permanente pela conciliação entre o trabalho e a saúde bucal dos trabalhadores.

Encontre mais conteúdos sobre Odontologia no Blog da Uniodonto Minas. Aproveite e contrate online o melhor plano odontológico para você e sua família!

 

Leave a Reply