Alimentação e saúde bucal: conheça os benefícios de aliar os dois
A relação entre alimentação e saúde bucal mostra que existem alimentos prejudiciais e outros benéficos para a saúde bucal. Sem dúvida, os problemas bucais derivam principalmente da má higienização. Contudo, eles também podem ser resultado de uma alimentação incorreta, que pode provocar doenças e, inclusive, a perda dos dentes.
Assim como existem alimentos que causam danos à saúde bucal, há, por outro lado, os que cuidam dos dentes. Por isso, veja agora quais são os alimentos considerados vilões e quais os aliados de dentes e boca saudáveis.
Alimentação e saúde bucal: a cárie dentária
Os doces e refrigerantes, consumidos de forma exagerada, são algumas das principais causas da cárie dentária. Dessa forma, o ideal é reduzir o consumo de produtos com alto teor de açúcar, para diminuir o risco de cárie.
Além disso, devemos estabelecer uma dieta equilibrada, com alimentos que auxiliam na saúde dental, como as gorduras boas. Mas, sobretudo, é imprescindível escovar os dentes, sempre após ingerir alimentos.
A falta de nutrientes pode causar doenças periodontais
As doenças periodontais atingem as gengivas e tecidos de sustentação dos dentes, podendo levar à perda dentária. Normalmente são causadas pela má higiene oral, mas também podem ser originadas pela falta de nutrientes essenciais para a saúde.
Uma alimentação composta de comidas industrializadas, com grandes quantidades de sódio, não oferece os nutrientes necessários para o corpo. Como consequência, podem provocar o aparecimento de doenças periodontais e mau hálito.
Alimentos que prejudicam o equilíbrio entre alimentação e saúde bucal
Álcool
O consumo excessivo de álcool aumenta a desidratação bucal. Dessa forma, pode provocar infecções e outros problemas, como cáries, periodontite e erosão dentária, devido à falta de saliva. Uma das funções da saliva, afinal, é servir como barreira protetora para os dentes.
Café
Consumido em excesso, o café pode ser considerado um vilão, pois remove o esmalte dos dentes, tornando-os amarelados. Por isso, é fundamental sempre escovar os dentes após o consumo.
Refrigerante
Essa bebida é uma das mais prejudiciais à saúde bucal, devido à grande quantidade de açúcar presente na sua composição. Sendo assim, causa a desmineralização do esmalte dental e, consequentemente, aumenta o risco de aparecimento de cáries.
Açúcar
Com toda a certeza, esse é o principal inimigo da saúde bucal. Por isso, devemos restringir os alimentos com grandes quantidades dessa substância. O açúcar, de fato, provoca a queda do pH do dente e a desmineralização do esmalte dentário, provocando cáries.
Bons exemplos para a relação alimentação e saúde bucal
Gorduras boas
As gorduras boas promovem uma barreira oleosa em volta dos dentes, protegendo-os e impedindo a formação de cáries. Azeite extra virgem, castanhas e abacates, por exemplo, ajudam na saúde bucal.
Frutas
Pera, maçã e laranja são considerados alimentos detergentes. Isso significa que eles eliminam os resíduos de alimentos que ficaram aderidos na superfície dental.
Alimentos fibrosos
Legumes, frutas e verduras são grandes aliados dos dentes, pois arrastam as impurezas, durante a mastigação e trituração. Isso acontece devido ao atrito do alimento com os dentes, assim como pelo aumento de salivação.
Os cereais, frutas e leguminosas são ricos em fibras, que promovem a autolimpeza dos dentes. Além disso, evitam a formação da placa bacteriana, causadora de cáries e doenças bucais.
Alimentos ricos em cálcio
O cálcio é um elemento muito importante para a formação e manutenção de dentes fortes. Ou seja, ele eleva o pH da boca e reduz a exposição aos ácidos. Os principais alimentos ricos em cálcio são o leite e seus derivados, a couve e os peixes.
Vitamina A
A vitamina A está presente em vegetais verde-escuros, como espinafre, couve e brócolis. É necessária para a epitelização e ativação da creatina, tecido epitelial responsável pelo esmalte dos dentes.
Ferro e Vitamina B
As lentilhas, o feijão, o arroz integral e a ervilha são alimentos que possuem bastante Vitamina B e ferro. Sobretudo, esses elementos auxiliam na saúde das gengivas.
Vitamina C
A vitamina C, que é encontrada em frutas cítricas como kiwi, limão e laranja, protege o tecido das gengivas. É, além disso, muito importante como auxiliar na cicatrização.
Água
A água é a substância limpadora, por definição. A ingestão frequente de água ajuda a eliminar os detritos, ácidos e açúcares. Por outro lado, mantém a cavidade hidratada, estimulando a produção de saliva e diminuindo as chances de mau hálito.
Cuidados para uma boa saúde bucal
A alimentação pode ser uma ótima aliada da saúde bucal, dependendo da qualidade da dieta. Portanto, devemos incluir na nossa alimentação substâncias benéficas à saúde, assim como as que funcionam como um detergente. Em contrapartida, é importante reduzir ao máximo o consumo dos alimentos prejudiciais.
O ideal é manter uma dieta equilibrada para ajudar a deixar a boca e os dentes saudáveis.
Higiene bucal
A escovação é a principal maneira de limpar os dentes, por isso ela é indicada ao menos 3 vezes ao dia. Apesar da importância, é preciso atenção também com o exagero, pois o excesso pode prejudicar o esmalte dos dentes. O uso do fio dental, pelo menos uma vez ao dia, é igualmente fundamental.
Tudo é uma questão de equilíbrio. Isso vale principalmente para a relação alimentação e saúde bucal. Não é necessário cortar nenhum tipo de alimento para ter boca e dentes saudáveis. Entretanto, recomenda-se manter uma dieta equilibrada, evitando excessos e diminuindo a frequência de consumo de industrializados e açúcares.
Acima de tudo, é importante é um acompanhamento odontológico regular, para uma profilaxia mais eficiente e manutenção da saúde bucal.
Faça uma cotação online no site da Uniodonto Minas e contrate o melhor plano odontológico para você e sua família.
Comentários