Saliva: você conhece sua importância?

Ela é tão natural, tão íntima e tão particular, que nem percebemos sua importância para a saúde geral e bucal. Contudo, a saliva tem três funções básicas essenciais, sendo fundamental na digestão, no hálito e na eliminação de bactérias.

O corpo humano depende desse fluido produzido pelas glândulas salivares para realizar diversos processos. Aliás, um adulto produz cerca de 1 a 2 litros de saliva por dia, sabia disso?

As inúmeras funções da saliva

De aspecto aquoso, viscoso e transparente, a saliva é composta por água, ar, substâncias orgânicas, proteínas e sais minerais. Além de umedecer a boca, ajuda na digestão, possibilita a mastigação e a deglutição, protege os dentes e previne infecções.

Devido à sua viscosidade, a saliva lubrifica e dissolve o alimento, permitindo que as papilas gustativas identifiquem o sabor. Do mesmo modo, sua característica lubrificante facilita também o movimento da língua nos movimentos da fala.

Por outro lado, é ela que trabalha protegendo e limpando a boca, nos intervalos da escovação. Veja especificamente, a seguir, as diversas tarefas que a saliva realiza no organismo humano:

É imprescindível na gustação e na digestão

No início do processo da digestão, a amilase salivar, ou ptialina, quebra o amido e o glicogênio. De fato, isso acontece na boca por causa do pH neutro da cavidade bucal. Logo, não ocorre no estômago, devido à acidez do suco gástrico.

Ao mesmo tempo em que dissolve a comida, a saliva também ativa as papilas gustativas. São elas que sentem e, em seguida, transmitem os sabores ao cérebro, identificando o gosto dos alimentos.

É lubrificante

A saliva torna mais fácil a mastigação e a deglutição, pois dilui os alimentos, dando início ao processo da digestão. A lubrificação das mucosas e dos dentes também promove um efeito articulador das palavras, pois facilita o movimento da língua.

A água presente na saliva promove umidificação

A água é o componente de maior proporção presente na composição da saliva.  Não é à toa que a expressão “de dar água na boca” é tão usada. A água mantém não só as superfícies dos dentes, mas também a mucosa da boca sempre úmidas. A saliva é, portanto, o principal solvente das substâncias do meio bucal.

A integridade dentária depende da saliva

A saliva previne as cáries, aumentando a resistência do esmalte e a dureza dos dentes e, ainda, diminuindo sua permeabilidade. Isto é, a alta concentração de íons de cálcio, fosfato e outras enzimas, carbonatos e proteínas, protege o esmalte dentário.

Além disso, o carbonato possibilita à saliva neutralizar a ação dos ácidos produzidos pelas bactérias naturais da boca. A saliva também é responsável pela rápida cicatrização dos tecidos bucais, pois, em contato com o sangue, acelera a coagulação.

Limpeza, proteção e prevenção

A saliva possui ação antimicrobiana e é responsável pela autolimpeza da boca. Suas substâncias protegem contra agentes nocivos, vírus e bactérias, e, assim, não permitem que microrganismos cresçam na região bucal.

Dessa maneira, os anticorpos proteicos e as enzimas proteolíticas trabalham atacando as bactérias bucais. Ao mesmo tempo, a imunoglobulina secretória A protege o organismo contra os vírus prejudiciais ao trato digestivo e respiratório.

Não sobrecarregue a saliva

Mesmo com todas essas funções, a saliva não consegue, sozinha, proteger a boca de todos os males. Por isso, para ajudar a combater os microrganismos perigosos à saúde bucal, a higiene da boca é imprescindível.

É importante manter uma boa rotina diária de higienização, com as três escovações mínimas e o uso do fio dental. Não apenas essa prática, mas também as visitas periódicas ao dentista, complementam e facilitam o trabalho da saliva.

É preciso, portanto, dar atenção especial à quantidade de saliva produzida. Quando a produção cai, tornando a boca seca, as bactérias se desenvolvem com mais rapidez. Como consequência, surgem as cáries dentárias e problemas bucais, como o mau hálito e a xerostomia.

Doenças relacionadas à saliva

Conheça agora algumas doenças mais comuns relacionadas com a saliva, além dos problemas bucais já relacionados. Atenção para doenças que, assim como a Covid-19, são provocadas por vírus e podem ser transmitidas através da saliva.

Halitose

A falta de produção de saliva durante o sono é conhecida como halitose e causa boca seca, ao acordar. Por esse motivo, a doença também provoca mau hálito e propensão a cáries, além do incômodo.

Gripe e Covid-19

O vírus influenza pode ser transmitido pela saliva, do mesmo modo que o coronavírus. A gripe, além de provocar mal-estar, coriza, dores no corpo, dor de cabeça e febre, pode evoluir para uma pneumonia.

Candidíase ou sapinho

O sapinho é causado por fungos e provoca erupções brancas tanto no interior da boca quanto na língua.

Caxumba

A caxumba também é uma doença infecciosa transmitida, principalmente, pelo contato de secreções, como a saliva. Provoca inchaço na região do pescoço e orelhas, ainda associado com dores de cabeça e febre.

Herpes

O vírus HSV é transmitido, sobretudo, por meio do contato íntimo ou através de secreções de outra pessoa. As lesões na região da boca, que causam dor e incômodo, surgem quando a imunidade está baixa.

Mononucleose

A mononucleose é causada pelo vírus Epstein-Barr e o contágio ocorre através de um relação íntima. A doença, infelizmente, é incurável e possui sintomas semelhantes aos da gripe.

Meningite meningocócica

A bactéria Meningococo causa a doença e a troca de salivas é responsável por sua transmissão. A meningite provoca rigidez muscular na região da nuca, além de diarreia, vômitos, dor de cabeça, febre e pode ser fatal.

Percebeu como é importante manter sua saúde bucal sempre em dia? A saliva, tão preciosa para o paladar, é, mais do que tudo, um coringa da cavidade bucal. A alimentação é base da saúde e um dos maiores prazeres do ser humano. Portanto, cuide bem dos elementos que lhe proporcionam apreciar esse presente!

A Uniodonto Minas tem os melhores planos odontológicos para você e sua família. Confira e contrate online agora mesmo