Skip to main content

Desde 2019, os dentistas podem realizar a Harmonização Orofacial, reconhecida como especialidade odontológica pela Resolução 198/2019.  O documento define o tratamento como um conjunto de procedimentos com o propósito de equilibrar estética e funcionalmente a face. Nele estão incluídos o uso de botox, preenchedores, fios de PDO, laser e ozônio, além de técnicas cirúrgicas para correção de lábios e bochechas. A resolução também determina os requisitos necessários para que o profissional tenha sua especialização em Harmonização Orofacial reconhecida.

Botox funcional para alívio do Bruxismo

A aplicação de botox é altamente eficaz para problemas como bruxismo, sorriso gengival e mastigação unilateral. O bruxismo, por exemplo, é uma condição dolorosa, que, em geral, traz muito desconforto ao paciente. É uma desordem funcional na qual o indivíduo não apenas pressiona a mandíbula, como também, muitas vezes, range os dentes. Este hábito involuntário, quer seja diurno, quer seja noturno, provoca dores faciais, desgaste excessivo dos dentes e enxaquecas.

O bruxismo não tem cura, por isso são utilizadas placas especiais para proteger os dentes e aliviar as dores. Entretanto, outra opção de tratamento consiste na aplicação de botox em terminações nervosas da mandíbula, dispensando o uso das placas. Dessa forma, há uma redução na mobilidade, porém sem perder a capacidade de mastigação e a sensibilidade.

Tratamento de sorriso gengival e mastigação unilateral com Botox

A injeção de toxina botulínica também é utilizada nos casos de sorriso gengival. O procedimento compreende a aplicação de botox na musculatura do lábio superior, com a finalidade de inibir a sua elevação. Assim, as gengivas do paciente permanecem cobertas, ao sorrir.

​A assimetria facial é uma outra situação que, em casos mais leves, pode ser resolvida sem intervenção cirúrgica. A toxina botulínica age deixando a musculatura mais estável e, portanto, o contorno facial mais simétrico. Dessa maneira, a mastigação e a respiração se normalizam, mantendo a saúde do paciente preservada.

Aplicação de Botox com função estética

Embora sejam várias as utilizações do botox para o equilíbrio da saúde, ele também possui função estética. Mais do que corrigir o sorriso e a simetria do rosto, a toxina botulínica é bem-vinda para o rejuvenescimento. De fato, o consultório do dentista pode ser um excelente lugar para tratamento das rugas e linhas de expressão.

Os resultados do procedimento são ótimos, sendo, por este motivo, um dos mais procurados pelos pacientes. O botox na boca, por exemplo, atua na área de contorno, minimizando vincos nos lábios superior e inferior. Assim, suaviza ou remove linhas de expressão no canto da boca, rejuvenescendo a expressão.

A aplicação de toxina botulínica, entretanto, é diferente de preenchimento. O botox age ao redor da boca, relaxando a musculatura e levantando os lábios superiores.

Fazer Botox com um dentista é seguro?

A Harmonização Orofacial é, como já vimos, uma especialidade da odontologia. Em outras palavras, os dentistas especializados estão comprovadamente aptos para tal função. Além disso, nos cinco anos da graduação em Odontologia, os futuros profissionais estudam profundamente a anatomia do pescoço e cabeça.

Não obstante, antes de tomar uma decisão, faça uma pesquisa sobre a atuação do cirurgião-dentista e suas especialidades. Da mesma forma, verifique se o profissional está sempre em constante atualização das técnicas de aplicação. Afinal, fazer botox com um dentista competente garante os melhores resultados para sua saúde e para sua autoestima.

Acesse a relação de profissionais em nosso site, agende seu tratamento e prepare-se para os elogios!

 

Leave a Reply