Origem da Odontologia: nossa história é bem antiga!
Você já parou para pensar sobre a origem da Odontologia? Aliás, sabia que o termo “dentista” só começou a ser usado em 1363? E que até 1700, os consultórios dentários eram as praças públicas dos mercados? Ou, ainda, que a primeira cadeira odontológica feita em metal data de 1871?
Sim, a história da Odontologia acompanha a evolução da civilização, desde a Idade Média. É, de fato, fascinante constatar o quanto a Odontologia evoluiu até chegar ao patamar atual.
Conheça as curiosidades da origem da Odontologia
Apesar das vantagens óbvias, há, contudo, evidências de que o desenvolvimento da agricultura trouxe prejuízo para os dentes humanos. Estudiosos identificaram que houve aumento de cavidades nos dentes a partir de 10 mil anos atrás. Com efeito, foi encontrado também um dente tratado com polimento, na Itália, desse período. Essa é, portanto,uma clara constatação de prática odontológica com ferramentas. Incrível, não?
Manuscritos egípcios de 3.700 a.C. citam problemas bucais, entre os quais dor de dente e feridas gengivais. Além disso, foi descoberta uma mandíbula com vestígios de procedimentos cirúrgicos, quase 3000 anos antes da era cristã.
Os Tiradentes fazem parte da origem da Odontologia
O francês Guy de Chauliac, além de cunhar o termo dentista, adotou a ligadura intermaxilar nas fraturas. Recomendava também que apenas os dentistas pudessem extrair os dentes.
Os Tiradentes continuaram ativos até por volta de 1700, trabalhando nas praças dos mercados, sempre com uma assistência pública animada. Estes eram os cirurgiões barbeiros especializados no tratamento de dentes, que consistia basicamente na extração.
Até que surgiu Pierre Fauchard (1678-1761), considerado o pai da Odontologia Moderna. O médico francês escreveu, então, o livro “Tratado dos dentes para os Cirurgiões-Dentistas“, que foi uma evolução para a especialidade.
A partir dessa época, começaram a surgir novos instrumentos que substituíram os boticões, responsáveis por frequentes fraturas nas coroas dentárias.
Próteses e cadeiras metálicas controladas por alavancas
O século XVIII foi pródigo em inovações na área da Odontologia. A modelagem em gesso passou a ser usada e próteses começaram a ser confeccionadas. No final do século surgiram os primeiros dentes de porcelana, bastante avançados para aquela época.
Os atendimentos no século XIX eram na residência do dentista, e, logo depois, em consultórios montados com essa finalidade. As cadeiras também foram evoluindo, a princípio fixas e feitas em madeira, depois produzidas em metal e mais confortáveis. Em seguida, as alavancas vieram para substituir as manivelas e incorporaram-se as bandejas de instrumentos. Entretanto, a iluminação era natural, provinda das janelas para as quais ficavam voltadas as cadeiras.
Outros instrumentos foram sendo criados, para facilitar os procedimentos e diminuir os incômodos do paciente. Desde 1882, por exemplo, o sugador de saliva faz parte das bancadas usadas pelos dentistas.
As escolas foram fundamentais para a origem da Odontologia brasileira
No Brasil, a Odontologia começou com os barbeiros, que vieram logo na descoberta, em 1500. Entretanto, a tribo Kuikuro, do norte de Mato Grosso, já preenchia as cavidades dentárias com resina de jatobá aquecida. Esse procedimento cauterizava a polpa e funcionava como obturação.
No dia 25 de outubro de 1840 criou-se no Brasil o primeiro curso de Odontologia, no Rio de Janeiro. O curso tinha a duração de três anos, estava ligado à faculdade de Medicina e formava cirurgiões-dentistas. Atualmente, comemora-se o Dia do Dentista nesta data.
Em 1911, o curso de odontologia se separou da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Já em 1947, esse curso de formação de dentistas passou a ter quatro anos, e sua primeira turma se formou em 1951.
Foco na prevenção apesar da origem da Odontologia ser basicamente curativa
Apesar de que, inicialmente, a Odontologia tenha tido uma orientação curativa e reparadora, as ideias relativas à prevenção foram sendo incorporadas. Hoje, é fundamental nos cursos de formação profissional. Afinal, prevenção e tratamento configuram a totalidade de uma Odontologia ampla e atual.
Portanto, além da função de tratar e curar, o dentista é importante na aplicação e divulgação de métodos de higienização. As medidas preventivas, como a profilaxia e a utilização de flúor e selantes, são partes integrantes das funções desse profissional.
A Odontologia evoluiu e tem avançado muito nas últimas décadas. Contudo, sua finalidade continua sendo prevenir e eliminar da vida humana a dor de dente e a perda dentária.
Você já conhecia essas curiosidades sobre a origem da Odontologia? Toda semana, no blog da Uniodonto Minas, você tem acesso a um novo conteúdo sério e pertinente sobre Odontologia.
Uniodonto Minas – o seu plano odontológico está aqui! Clique e contrate online.
Comentários