Dentes com problemas graves: vale a pena tentar salvar?

Dentes com problemas graves são, normalmente, dentes com cáries severas sem tratamento adequado. A cárie, em seu estágio final, desenvolve uma infecção extremamente dolorosa na polpa, que atinge dente e gengiva.

Quando o dente fica com cárie por muito tempo, além de causar inchaço e dor intensa, pode quebrar ou cair. Veja no artigo como tratar dentes com problemas e quando não é mais possível salvá-los.

Cáries, infecções, periodontite e diabetes

Entre o osso do maxilar e o dente existem ligamentos que são cobertos pela gengiva, formando a estrutura periodontal. Uma cárie profunda ou infecções podem comprometer essa estrutura, provocando contaminação e necrose do nervo.

A inflamação da gengiva, ou gengivite, provoca dor, vermelhidão e sangramento. Essa inflamação também, quando não tratada, compromete as fibras e o ligamento periodontal que mantém o dente junto ao osso.

Como resultado, a gengivite pode evoluir para uma periodontite, que causa mobilidade e queda dos dentes. Essa doença é, além disso, um fator de risco para outros órgãos do corpo humano e para a Covid-19.

Pacientes com diabetes descompensado, por outro lado, tendem a ter mais problemas na cavidade oral. Essa fragilidade contribui para aumentar ou agravar as infecções, sendo um alerta para uma preocupação maior com a higiene bucal.

Tratamentos para dentes com problemas de cáries

O dentista, quando identifica uma cárie no início, limpa e restaura o local, eliminando a doença. Porém, quando a lesão afeta a polpa, o profissional precisa ainda realizar um tratamento de canal, antes da restauração.

Mas existem casos em que o dente foi tão atingido que não pode mais ser salvo. Nessas situações, a infecção dentária é muito perigosa, pois pode progredir para uma sepse e causar fadiga e dor crônica.

Por isso, esse é um problema que deve ser resolvido o mais rápido possível. Uma avaliação a tempo do dentista pode, quase sempre, eliminar a infecção e preservar o dente.

A extração dentária não é mais a única solução e nem a mais indicada, na maioria dos casos. Felizmente, a evolução da odontologia vem tornando a decisão de retirar um dente cada vez mais rara.

Quando os dentes com problemas precisam ser extraídos?

Um dente retirado do seu lugar afeta toda a arcada dentária do paciente e prejudica a funcionalidade e a estética. Entretanto, em alguns casos a extração é realmente necessária, dependendo da extensão do problema dental.

A grande maioria das situações se relaciona a lesões cariosas, como:

• Cáries extensas com envolvimento da região de furca (espaço entre dentes com mais de duas raízes);
  • Doença periodontal avançada;
  • Tratamentos de canal com problemas;
  • Abcessos em que não há possibilidade de salvar o dente;
  • Perdas ósseas ao redor do dente.

Contudo, há outros eventos que podem demandar a extração:

Existem limites para os tratamentos dentários, mas a Endodontia tem avançado, dentro do possível, para criar alternativas. Os tratamentos de canal, por exemplo, podem receber um pino de reforço, além do preenchimento com material biocompatível.

Reposição dos dentes com problemas extraídos

Quando a extração é, de fato, necessária, significa que não foi possível controlar o problema com medicamentos e tratamentos. No entanto, essa decisão implica em prejuízo, pois todos os dentes são indispensáveis para a correta funcionalidade do sistema bucal.

Tanto a mastigação, quanto a respiração e a fala, podem sofrer alterações. A simetria da arcada também fica comprometida e interfere na posição dos outros dentes, assim como na estética facial.

A remoção do dente cumpre a tarefa urgente de eliminar riscos de agravamento do quadro infeccioso. Além disso, mantém a qualidade óssea da região, que é necessária para a colocação de próteses ou implantes.

Mas preencher as falhas dentárias deve ser, portanto, parte do planejamento de retirada dos dentes com problemas. O implante dentário, por exemplo, é uma ótima opção, já que o pino tem uma função semelhante à raiz do dente.

A prevenção é o melhor caminho para evitar dentes com problemas

Quase todos os casos de dentes com problemas graves poderiam ser evitados com uma correta higienização dos dentes e gengivas. A escovação, o uso de fio dental e as visitas de rotina ao dentista são atitudes simples e muito eficientes.

Mesmo quando há uma deficiência na limpeza diária, o dentista pode recorrer a procedimentos como a raspagem de tártaro. Dessa maneira, ele retira a placa bacteriana calcificada, deixando os dentes limpos e protegidos.

Não corra o risco de ter que decidir entre remover ou sofrer para salvar seus dentes. Compre online o melhor plano odontológico na Uniodonto Minas e mantenha uma rotina sistemática de cuidados bucais.