Skip to main content

No centro da imagem de fundo azul claro há um dente, atrás do dente há dois instrumentos odontológicos: um espelho clínico e uma sonda exploradora, ambos formam um X.

 

Os dentes mancham por vários motivos, que podem ser desde a alimentação até doenças do organismo. Com isso é muito importante procurar um dentista, para saber o que pode ser, mas abaixo você pode consultar algumas possíveis causas.

Quais são os tipos de manchas?

As descolorações dos dentes, mais conhecidas como manchas, podem existir em três tipos: manchas extrínsecas, manchas intrínsecas e manchas por envelhecimento. Conheça abaixo quais são suas características:

MANCHAS EXTRINSECAS

  • São superficiais;
  • Causadas por partículas de resíduos como bebidas e comidas, que “grudam” no esmalte do dente;
  • Geralmente acomete pessoas que fumam, bebem café e chá com regularidade.

MANCHAS INTRÍSECAS

  • São internas;
  • Causadas por partículas que penetram o esmalte do dente;
  • Geralmente acomete pessoas que fazem consumos excessivo de alimentos ou produtos com fluoreto.

MANCHAS POR ENVELHECIMENTO

  • São um resultado de manchas internas e externas;
  • Causadas pelo envelhecimento dos dentes;
  • Geralmente acomete pessoas mais velhas, que não tiveram hábitos bocais saudáveis ao longo da vida.

Quais são as principais causas?

Existem muitas causas para as manchas nos dentes, por isso é importante  fazer consultas regulares com um bom dentista. Abaixo estão algumas das maiores causas de manchas nos dentes. Essa lista pode te ajudar a prevenir ou até mesmo encontrar a possível fonte de suas manchas.

  • Bebidas e comidas: Café, chá, alimentos com corantes artificiais, refrigerantes escuros, vinho tinto e algumas frutas e vegetais.
  • Tabaco: Cigarros, charutos e outros tipos de tabaco auxiliam no processo de descoloração dos dentes.
  • Higiene Bucal: Escovação e uso de fio dental inadequados irão fazer com que diversas, bactérias permaneçam em sua boa potencializando assim o efeito de outros causadores. O tártaro é uma das consequências de uma higiene bucal ruim, que pode contribuir para as manchas nos dentes.
  • Acidentes ou doenças: doenças que afetam o desenvolvimento dos dentes durante a gestão do bebê e na infância podem causar manchas. Em adultos, acidentes, pancadas ou tratamentos dentários feitos de forma precária, também, podem ser outros fatores para a descoloração dos dentes. Assim como, uma pré-disposição genética, a diabetes e a doença celíaca podem ser outros fatores.
  • Tratamentos e medicamentos: tratamentos a base de radiação, remédios para pressão, antidepressivos e antialérgicos são capazes de auxiliar nesse processo de descoloração dos dentes também.

Como tratar os dentes com manchas?

Como já dizia o ditado popular é melhor prevenir do que remediar. Dessa forma, o primordial é ter uma higiene bucal impecável. Além disso, evitar o consumo de café, tabaco e outros itens que podem manchar seus dentes.  Contudo, se você já possui descoloração em seus dentes, o melhor é procurar um dentista da rede Uniodonto Uberlândia.

Apenas um profissional qualificado será capaz de fazer seu acompanhamento e tratamento de forma correta. Não procure “receitinhas mágicas” na internet, porque elas podem levar a corrosão do esmalte do dente e a danos muito graves.

Você quer saber mais sobre saúde bucal? Acompanhe nosso Blog e converse com os profissionais da Uniodonto Minas. Visite o nosso site, selecione o melhor plano odontológico, faça sua adesão online e escolha o seu dentista!

 

Leave a Reply