Prevenção odontológica: saúde bucal garantida

A prevenção odontológica consiste, basicamente, em manter bons hábitos de higiene bucal. De fato, essa rotina deve ser incentivada desde cedo, para prevenir doenças e garantir dentes saudáveis ao longo da vida.

A perda de dentes é um dos fatores que mais prejudica a qualidade de vida de pessoas entre 45 e 70 anos. Além disso, em torno de 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente. Contudo, essa situação pode ser evitada, com a adoção de uma rotina correta de cuidados com a boca.

Prevenção odontológica de acordo com a idade

Cuidar da saúde bucal envolve cultivar hábitos simples, mas diários, de limpeza bucal. Por outro lado, a maioria dos sintomas de algo errado na saúde bucal não se manifesta nos primeiros estágios.

A cárie, por exemplo, afeta até 60% das crianças e jovens até a idade de 15 anos. E as doenças de gengiva, desgaste dos dentes e reabsorção óssea são bastante comuns em adultos.

Por isso, a prevenção odontológica é muito importante para a manutenção da saúde bucal. Isso significa conhecer e aplicar cuidados com a saúde bucal, de acordo com cada momento da vida é essencial.

Importância das consultas periódicas na prevenção odontológica

A conscientização é o primeiro passo para promover a prevenção na saúde bucal. Os cuidados com os dentes e com a cavidade bucal devem, assim, ser prioridades, desde a mais tenra idade.

Além disso, manter uma agenda de consultas com dentistas regularmente é fundamental. Mais ainda, esse compromisso deve começar cedo, para que as crianças não venham a ter problemas odontológicos.

As doenças bucais e a falta de tratamento podem levar a problemas sérios de saúde, incluindo a perda dos dentes. Por outro lado, a má oclusão pode dificultar a mastigação e a alimentação, prejudicando a digestão e provocando mau hálito.

Por tudo isso, as consultas periódicas são cruciais na prevenção odontológica. A cada visita ao consultório, o dentista, além de tratar, avalia a condição da boca e dos elementos dentários. Esse procedimento é necessário para prevenir problemas e manter a saúde bucal.

Prevenção odontológica na Infância

Mesmo antes da primeira dentição apontar, o bebê deve receber uma limpeza regular na gengiva e na língua. Para isso, basta usar uma gaze umedecida para retirar os resíduos de alimentos que possam infeccionar.

A partir do primeiro dente, é importante usar uma escova apropriada para bebês e pasta dental infantil. Neste momento, é fundamental que a criança se familiarize com os itens, para criar o hábito da limpeza. Os pais também devem ficar atentos a fraturas dentárias, que podem acontecer devido a brincadeiras típicas da idade.

Prevenção odontológica na Adolescência

Para garantir a saúde bucal nessa idade, os adolescentes já devem ter assimilado uma rotina de limpeza bucal. Por isso, começar desde cedo é crucial, pois o aumento das responsabilidades e atividades tende a interferir nos cuidados preventivos.

Por outro lado, o consumo frequente de pequenos lanches e alimentos com alto teor de açúcar e gorduras saturadas aumenta. Dessa maneira, os dentes podem ficar seriamente danificados, se a higienização correta não for feita.

O uso de aparelhos ortodônticos para corrigir desvios na arcada dentária também são comuns na adolescência.  Portanto, é preciso ter ainda mais atenção com a limpeza, para não deixar resíduos de alimentos presos na armação metálica.

Além disso, entre 16 e 20 anos, os dentes sisos começam a apontar e podem provocar dores e incômodo. O acompanhamento com um cirurgião-dentista é, com efeito, essencial, nesse momento, para avaliar se será necessária a retirada desses dentes.

Prevenção odontológica na Fase adulta

Os desgastes naturais começam a aparecer nesta fase e as mudanças hormonais mostram suas consequências. Além disso, alimentos com altos níveis de acidez provocam hipersensibilidade, pois aceleram a corrosão do esmalte dos dentes. Dessa maneira, é importante consultar um dentista, nesses casos, para evitar o incômodo e prevenir possíveis consequências.

A gravidez, por exemplo, pode afetar a boca das mulheres, pois deixa a gengiva suscetível a inflamações. Ou seja, é um momento de redobrar a atenção e informar ao dentista, para evitar quaisquer problemas bucais. Da mesma forma, a diminuição no nível de hormônios devido à menopausa pode afetar a saúde bucal feminina. Nesse sentido, pode haver uma redução na produção de saliva e alterações gengivais.

Além disso, pessoas que apresentam bruxismo podem sentir fortes dores de cabeça, desgaste dentário e perdas ósseas. O problema é causado por estresse e ansiedade, condições que são, sem dúvida, comuns na rotina adulta.

Prevenção odontológica na Terceira idade

A saúde bucal do idoso é um reflexo dos hábitos adquiridos ao longo da vida. Entretanto, seguindo corretamente uma rotina de limpeza, é possível chegar à terceira idade com dentes saudáveis e íntegros.

Nessa fase, as papilas salivares diminuem e, como resultado, a produção de saliva diminui. Essa condição pode ser, inclusive, ampliada, em função da utilização de medicamentos. A xerostomia, de fato, acomete grande parte dos idosos e prejudica a fala, a alimentação, e causa mau-hálito.

A osteoporose, quando há diminuição na densidade do tecido ósseo, também pode afetar a saúde bucal. Dessa forma, a fixação dos dentes pode ficar comprometida, devido à fraqueza dos ossos do maxilar. Assim, ter uma dieta rica em cálcio é importante para evitar que a osteoporose se desenvolva.

Prevenção odontológica por toda a vida

Os cuidados com a prevenção odontológica começam na primeira infância e devem seguir durante todas as faixas etárias. Essa é, com certeza, uma condição segura para garantir um sorriso saudável por toda a vida.

Por isso, é fundamental escovar os dentes depois das refeições e usar fio dental diariamente. Acima de tudo, é preciso visitar regularmente o dentista, procedimento essencial para o acompanhamento e a prevenção de doenças bucais.

Por isso, tenha sempre um plano odontológico Uniodonto Minas, relaxe e abra um sorriso. A sua saúde bucal e de sua família, por certo, estarão garantidas com uma rotina descomplicada de prevenção odontológica.