Trauma dentário é mais comum do que parece
Um trauma dentário pode ocorrer, por exemplo, quando você come alimentos duros ou pratica esportes. Até mesmo uma brincadeira de crianças pode provocar pequenos acidentes e ocasionar um trauma dentário. Além disso, pessoas que possuem bruxismo são também potenciais vítimas de um dente quebrado ou danificado.
Entretanto, caso isso aconteça, é preciso manter a calma e tomar as providências corretas. Se ocorrer sangramento, por exemplo, use uma gaze para estancar o sangue. Caso haja perda do dente, procure rapidamente um cirurgião-dentista. Mantenha, nesse meio tempo, o dente inteiro ou a fração em um recipiente com leite ou soro fisiológico. Em seguida, busque atendimento odontológico no serviço de urgência e emergência 24 horas da sua Uniodonto.
Como ocorre o trauma dentário?
O traumatismo dentário pode acontecer de duas formas, seja por fratura ou seja por avulsão. A fratura ocorre, na realidade, quando a coroa do dente se quebra parcialmente. Por outro lado, na avulsão há a expulsão do dente do seu local ósseo, juntamente com a raiz.
Os casos de fratura são comuns para os praticantes de esporte de contato, como lutas e jogos com bola. Ou seja, quando o esportista fica suscetível a levar pancadas na boca, o que pode levar à quebra do dente. Por isso, o uso do protetor bucal é aconselhado aos praticantes de atividade física, para proteger a boca de impactos.
Os acidentes domésticos, como tropeços e escorregões, e os de trânsito, também podem provocar trauma dentário. Além disso, pessoas que possuem os dentes incisivos para frente, ou que apertam os dentes, têm um risco maior. A disposição dos elementos dentários e o atrito entre os dentes aumentam as chances de sofrer lesões dentárias.
Doenças bucais enfraquecem os dentes e facilitam a ocorrência de trauma dentário
O grau de dureza de um dente pode chegar a 8, numa escala de 0 a 10, onde o 10 é o diamante. De fato, o fosfato de cálcio presente no esmalte ainda pode ser combinado ao flúor, tornando o dente mais resistente.
Entretanto, os dentes humanos podem ser corroídos por ácidos que se acumulam na boca. Em consequência, por mais perfeitos que os dentes possam parecer, micro cavidades e pequenas ranhuras vão se formando no esmalte. Bactérias oportunistas se alojam nesses lugares e produzem cada vez mais ácidos. Estes, aos poucos, podem perfurar, formando as cáries e fragilizando os dentes.
Da mesma forma, grandes restaurações ou restaurações defeituosas, doenças gengivais e doenças periodontais podem comprometer a polpa dos dentes. Dessa maneira, com dentes mais frágeis, aumentam as probabilidades de fratura ou avulsão em um acidente.
Primeiros socorros em casos de trauma dentário
Tente sempre manter a calma para tomar as providências corretas. Acima de tudo, em todas as situações, enxágue a boca com água morna. Verificando a ocorrência de sangramento, estanque o sangue com uma gaze, pressionando, contudo sem aplicar força, para não machucar. Guarde, sem demora, o dente quebrado ou avulsionado em um recipiente com soro fisiológico ou leite. Esse procedimento é necessário para mantê-lo hidratado e aumentar as chances de recolocá-lo com a ajuda de um profissional.
Não utilize compressas, quer sejam quentes ou frias, diretamente nos dentes ou na gengiva. Da mesma forma, nunca aplique qualquer medicamento ou pomada no local, sem uma assistência profissional, e evite os tratamentos caseiros.
Sem dúvida, a rapidez no atendimento de trauma dentário é essencial para que o tratamento seja eficaz. Portanto, procure um dentista o mais rápido possível e informe o profissional sobre o incidente.
Atendimento de urgência odontológica para trauma dentário
Em primeiro lugar, o dentista vai examinar o local, verificar as lesões e avaliar o grau de gravidade. Pode haver, inclusive, a necessidade de realização de exames de raios-x. Em seguida, são tomadas as providências práticas, que podem envolver vários procedimentos.
O atendimento de urgência deve ser realizado em um local de pronto socorro odontológico. A Uniodonto Minas possui, desde 2012, uma clínica de urgência 24 horas, que funciona nos finais de semana e feriados. A unidade atende conveniados e não conveniados, com segurança e qualidade profissional.
Dessa forma, em caso de trauma dentário, procure diretamente a clínica Uniodonto, em qualquer dia ou horário.
Higiene bucal e alimentação saudável: os aliados da saúde dos dentes
Seguramente, uma boca sadia depende da prática de hábitos saudáveis e uma alimentação adequada. Nossos dentes são duros e resistentes, entretanto precisam de cuidados para evitar que estas características se percam.
Portanto, para a conservação da saúde bucal, deve-se escovar os dentes após as refeições e antes de deitar. Assim como usar o fio dental para limpar entre os dentes, pelo menos uma vez ao dia.
Acima de tudo, a revisão periódica feita no consultório ajuda a garantir a vida útil dos seus dentes.
Qual é o seu plano para evitar trauma dentário? Inclua nele um Plano Odontológico Uniodonto e cuide da saúde bucal da sua família.
Comentários