Skip to main content

Prática esportiva e saúde bucal

Já pensou na relação entre prática esportiva e saúde bucal? As placas de proteção de boca fazem parte do arsenal de acessórios que você usa no seu esporte favorito?

Então, para alertar você, atleta, sobre esse e outros cuidados, é que foi criado esse artigo. Para mostrar a importância da saúde bucal e das medidas preventivas, que evitam danos e até aumentam o seu rendimento.

Um atleta precisa cuidar da sua respiração, alimentação e do condicionamento físico. Então, é sempre bom lembrar que todas essas coisas estão interligadas com a saúde bucal. Isso significa que um sorriso saudável pode também exercer influências na vida de um esportista.

Placas de proteção na prática esportiva

As placas de proteção para a boca são acessórios essenciais para boxeadores e, muitas vezes, usadas também por outros atletas. As razões são óbvias, já que várias modalidades de prática esportiva trazem riscos aos dentes.

O motivo é que, além dos traumas pontuais, as lesões repetitivas podem causar problemas sérios e estruturais nos dentes. Como o sistema bucal é composto por dentes e tecidos de sustentação, é preciso cuidado com os traumatismos repetitivos. Quando acontecem sempre na mesma área, podem abalar a estrutura e, dessa maneira, amolecer os dentes.

Apesar de ser mais evidente em lutadores, praticantes de outras modalidades também estão expostos a este risco. Isso inclui atletas de esportes de contato, como, por exemplo, os de campo e de quadra.

Nem toda placa de proteção é eficiente

Um atleta sem protetor bucal pode levar uma pancada e quebrar ou perder um dente. As consequências podem ser bastante desagradáveis, pois é necessário recolocar ou substituir o dente rapidamente. Além disso, um dentista deve avaliar a situação, verificar os ligamentos e realizar os tratamentos adequados, que podem ser complexos.

Portanto, a placa de proteção é imprescindível e recomendada, mas as compradas em farmácias ou lojas nem sempre são eficientes. Sem dúvida, o ideal é que elas sejam feitas sob medida, para se encaixarem corretamente. Ainda mais, os atletas costumam respirar pela boca, ou seja, uma placa mal fixada ou frouxa pode atrapalhar bastante.

A prática esportiva requer cuidados

A página Saúde Brasil traz informações e dicas para quem vai se preparar para atividades físicas. Dentre os cuidados, lista os principais:

  1. Manter-se hidratado e bem alimentado;
  2. Usar roupas confortáveis;
  3. Fazer alongamento;
  4. Buscar orientação para atividades mais intensas.

Atividades físicas intensas precisam de orientação, pois podem provocar lesões, dores, distensões e, até mesmo, risco de morte. Da mesma forma, toda prática esportiva requer roupas adequadas. Contudo, outra recomendação para qualquer praticante de esportes é o uso de uma placa protetora.

Afinal, mais do que traumas ou lesões repetitivas, o atleta também tensiona fortemente o maxilar durante os exercícios de força. Essa tensão pode ser muito forte, de tal forma a causar danos na estrutura dentária. Mesmo que não se perceba, os dentes são severamente forçados durante a prática esportiva.

A contrapartida: saúde bucal pode interferir no desempenho da prática esportiva

Para atletas profissionais, manter uma alimentação equilibrada e cuidar da saúde geral é imprescindível. Porém, muitos problemas bucais podem prejudicar o desenvolvimento de um atleta.

Uma adequada condição bucal pode ser decisiva para melhorar o rendimento do atleta na prática do esporte. Por outro lado, o seu desempenho pode ser comprometido pela presença de diversos tipos de problemas bucais. Por isso, desde 2015, a Odontologia do Esporte passou a ser considerada uma especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia.

Atletas com ausência de dentes, por exemplo, têm problemas na mastigação, o que prejudica o correto aproveitamento dos nutrientes. Assim como noites mal dormidas devido a uma dor de dente causam cansaço e tiram a energia. Além disso, uma doença como a periodontite pode avançar para outras doenças mais graves, causando dificuldade na recuperação de lesões. As consequências dessas situações podem, portanto, afetar seus resultados.

Cuidados bucais para adeptos da prática esportiva

Os cuidados com a saúde bucal para praticantes e atletas profissionais devem ser os mesmos que para qualquer outra pessoa. Ou seja, hidratação, alimentação equilibrada e higiene bucal adequada.

A principal arma de prevenção de problemas bucais é uma rotina de escovação após as refeições e uso do fio dental. Entretanto, para os atletas, ainda é mais fundamental manter consultas regulares com o dentista, para profilaxia e prevenção. Além, como já dissemos, do uso de protetores bucais, para evitar possíveis fraturas.

Corra atrás dos seus melhores resultados e deixe a sua saúde bucal por nossa conta. A Uniodonto Minas convida você a bater o recorde de velocidade na contratação do seu melhor plano odontológico. Clique aqui e contrate online!

 

Leave a Reply