Skip to main content

Bochecho com enxaguante bucal: sim ou não?

 

Manter um hábito correto de higiene bucal, desde o nascimento até a terceira idade, é imprescindível para evitar problemas bucais. Afinal, higiene bucal é fundamental para o seu organismo, pois a saúde começa pela boca.

Mas, e o bochecho com enxaguante bucal, funciona? Qual é a maneira mais correta de cuidar dos dentes? Escovação, fio dental, bochecho com enxaguante bucal, ou tudo isso, ao mesmo tempo?

Cuidar da higiene bucal é a melhor forma de prevenir doenças que atingem a cavidade oral, como cáries, por exemplo. Acima de tudo, é a chave para um sorriso bonito e um hálito saudável. Por isso, acompanhe conosco para entender qual a maneira certa de higienizar a sua boca e cuidar do seu sorriso.

A escova certa para sua higiene bucal

Esse é o utensílio mais importante para a higiene bucal, apesar de não ser o único. Por isso, no momento de escolher uma escova nova, é bom conhecer as opções existentes e conversar com seu dentista. Além de observar o tipo de cerdas, o cabo e o formato da cabeça, é preciso definir qual é a ideal para você.

Escova tradicional

Modelo mais popular, que tem uma grande variedade de opções, desde o tipo de cerdas até o tamanho da cabeça. Apesar disso, os especialistas aconselham o modelo de cerdas macias, pois são capazes de remover resíduos com mais eficiência. Por outro lado, as escovas muito duras podem machucar os tecidos gengivais e causar abrasão nos dentes.

Escova ortodôntica

Escova ideal para pacientes que estão em tratamento ortodôntico e que sofrem com restos de alimentos presos no aparelho. Possui cerdas com formato em V, que permitem maior limpeza das laterais dos dentes e do aparelho. 

Escova interdental

É um modelo auxiliar no tratamento ortodôntico, mas também pode ser indicado em casos de doenças periodontais, cirurgias ou implantes

Escova elétrica

Possui um formato mais arredondado e cerdas macias que giram em diferentes inclinações. Controla o tempo de escovação e a força aplicada, sendo, portanto, capaz de remover mais placa bacteriana. Porém, deve-se trocar a cabeça da escova por um refil, a cada três meses.

O creme dental ideal

Há uma imensa variedade de cremes dentais, que ajudam a evitar a formação da placa e são carreadores de flúor. Para escolher o tipo ideal para você, é também importante o aconselhamento com o seu dentista.

É fundamental que o produto contenha flúor, substância que auxilia no controle do tártaro. Além disso, deve-se utilizar apenas uma porção equivalente ao grão de uma ervilha, que é suficiente para a escovação.

Dentes sensíveis

Existem cremes específicos para pessoas com dentes sensíveis, que ajudam a combater esse desconforto. Possuem fluoreto de estanho na composição, que bloqueia os canais conectados aos nervos do dente.

Branqueadores

Clareiam e podem remover manchas nos dentes. São ideais para complementar o resultado dos procedimentos de clareamento dental.

Hálito refrescante

Deixam uma sensação refrescante na boca, sendo ideal para quem tem problemas com a halitose. Entretanto, é importante verificar se o creme dental contém álcool em sua composição.

Limpeza profunda

Mais potentes, eliminam praticamente todas as bactérias presentes na cavidade oral.

O fio dental é imprescindível

O fio dental deve ser utilizado diariamente, antes ou depois da escovação, pois há lugares que a escova não alcança. Seu uso é muito importante para limpar os espaços entre os dentes, que podem acumular resíduos de alimentos.

Bochecho com enxaguante bucal

O enxaguante pode ser usado como finalização da higiene bucal, puro, sem diluição em água. O bochecho deve ser feito com cuidado, para que o produto não seja engolido.

Contudo, a escovação e o uso de fio dental são imprescindíveis para combater as placas bacterianas e limpar os dentes. Por isso, desde que seja aliado a uma boa escovação, o enxaguante pode ser útil. Especialmente para pessoas em fase de pós-operatório, com sensibilidade nos dentes e propensão a cáries.

Todavia, se você não tem doenças periodontais, faz uma boa higiene bucal e acompanhamento profissional periódico, não precisa usar enxaguantes. Apesar de possuir ação germicida e bactericida, o enxaguante sozinho não consegue remover a placa bacteriana.

Como realizar o bochecho com enxaguante de forma correta?

Para o controle das cáries, o bochecho pode ser feito uma vez por dia, à noite. Dessa maneira, o produto previne a desmineralização dos dentes e combate a formação da lesão de cárie.

Entretanto, conforme o caso, pode ser recomendado o bochecho com enxaguante após cada escovação. Existem vários tipos de enxaguante, com princípios ativos e aromas diferentes, como, por exemplo:

  • Indicados para a higiene pós-cirúrgica;
  • Que contêm flúor para controle de cárie;
  • Para combater a hipersensibilidade dos dentes;
  • Para eliminar as bactérias bucais.

Entretanto, o enxaguante não deve ser usado para combater o mau hálito, pois o efeito pode ser inverso. Além disso, o enxaguante das crianças não deve conter flúor nem álcool. De fato, o excesso de ingestão do flúor na infância pode provocar fluorose.

Produtos com álcool também ressecam mais a mucosa e deve ser evitados por:

  • Idosos;
  • Pessoas com problemas de boca seca;
  • Dependentes de álcool;
  • Pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia.

Bochecho substitui a escovação?

Com certeza, não! A escovação e o fio dental são essenciais para a limpeza e o combate às placas bacterianas. Uma higienização completa e eficiente é composta pelo conjunto de escovação, fio dental, enxaguante e consultas periódicas ao dentista.

O bochecho uma vez ao dia, à noite, não faz mal algum e auxilia na manutenção da saúde bucal. Entretanto, é necessário evitar o seu uso indiscriminado, sem recomendação ou orientação profissional. É preciso encontrar o equilíbrio e estar consciente de que o principal componente da higienização é a escovação.

Você quer saber mais sobre os efeitos do bochecho com enxaguante? Converse com os profissionais da Uniodonto Minas. Visite o nosso site, selecione o melhor plano odontológico, faça sua adesão online e escolha o seu dentista!

Leave a Reply